Mais Estacionamento
Já está em funcionamento o parque de estacionamento do Centro Histórico, que trabalha 24 horas por dia. São 107 lugares distribuídos por três pisos. O parque, cujo projecto é da autoria do arquitecto Paulo Santos, está dotado de dois elevadores monta-cargas, que substituem as habituais rampas na ligação aos pisos superiores. O serviço é assegurado por um corpo de operadores especializados. Resulta de uma parceria público-privada entre o Município e a empresa "Parque Gil", participada da Mota-Engil, que se estende também aos outros três parques já em construção: junto à Ponte Luiz I, em Soares dos Reis e no Centro Cívico, num investimento de 13 milhões de euros.
"Acredito no feeling dos bons empresários. No Centro Histórico, fizemos o trabalho de casa e hoje os empresários podem dar o passo em frente, investindo e criando postos de trabalho. Apostámos num projecto para uma quinzena de anos que pretende tornar o Centro Histórico numa peça fundamental de desenvolvimento da Região Norte e do Porto. E, em Julho próximo, vamos inaugurar o Hotel da Fladgate, que vai ter vistas absolutamente deslumbrantes", afirmou Luís Filipe Menezes, Presidente da Câmara Municipal de Gaia, na sua intervenção.
O parque de estacionamento junta-se a outros pólos de dinamização, como o Convento Corpus Christi, as novas instalações da Gaiurb, a Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto ou o Ginasiano. O trabalho, iniciado pela Câmara há cerca de dez anos, tem motivado a confiança dos empresários.
"É bom estar com entidades públicas, como a Câmara de Gaia, que acreditam que o caminho certo para se ultrapassar a crise é o do investimento e o da criação de emprego. Trata-se de uma óptima parceria", referiu António Mota, Presidente da Mota -Engil.
Entretanto, o trânsito do centro da cidade vai ser reordenado no próximo ano e meio. A autarquia pretende descongestionar as faixas de rodagem mais frequentadas e promover também novas soluções.
"Já está a ser construída a primeira fase da circular do Centro Histórico, que liga Serpa Pinto à Rua do Choupelo. Quando estiver totalmente pronta, vamos pensar em colocar a Rua de General Torres com dois sentidos e condicionar a Avenida de Diogo Leite. Depois, estou certo que os parques de estacionamento vão ser imprescindíveis ", explicou Luís Filipe Menezes.
Recorde-se que, para além destes parques, estão previstos mais quatro, que estão em fase de concurso público: na Rua do Marquês Sá da Bandeira (180 lugares), na Quinta das Pedras (150), no Largo Estêvão Torres (120) e junto à Biblioteca Municipal (120).
Sem comentários:
Enviar um comentário